Home Profissionais de Vendas Saiba como se comportar numa entrevista de emprego

Saiba como se comportar numa entrevista de emprego

por Marcelo Braga
Saiba como se comportar numa entrevista de emprego

Todos que estão à procura de um emprego desejam encontrar uma vaga em que possam aprender e crescer profissionalmente. Mas até chegar esse ponto é necessário passar por outras fases. O envio do currículo ou cadastro em sites de emprego é o primeiro passo. Feito isso e depois de ser selecionado é o momento de participar de um processo seletivo.

Essa é uma fase que pode envolver dinâmicas de grupo, testes, provas e as temidas entrevistas com o especialista em Rh e também o gestor direto da vaga. Dependendo de qual for o comportamento do candidato tudo pode ser perdido nesse momento. Para que isso não aconteça, preparamos algumas informações úteis, sobre como se comportar numa entrevista de emprego, que você precisa saber!

1. Busque saber quais são as qualificações exigidas para a vaga

Esse é o primeiro passo para a preparação para a entrevista. Faça uma pesquisa e veja quais são as qualificações exigidas pelo mercado para essa vaga. Além disso, consulte seu índice de empregabilidade em sites de emprego. Ao levantar essas informações poderá se preparar melhor para entrevista, pois saberá de forma mais clara quais são os seus pontos mais fortes e o quanto é competitivo. Com isso, poderá preparar de forma mais embasada, atraente e “vendedora” o seu discurso no momento da entrevista.

Outra vantagem dessa pesquisa é descobrir quais qualificações ainda não possui, com isso no momento da entrevista conseguirá ressaltar algum outro ponto importante, demonstrando ao recrutador que há outras “fortalezas” para oferecer à empresa. Essa pesquisa preliminar deixará o candidato mais preparado e pode ser decisiva para a contratação.

2. Pesquise sobre a empresa antes da entrevista

Se você deseja trabalhar em determinada empresa é importante conhecer um pouco sobre ela. Fazer essa pesquisa demonstra interesse naquele lugar que pode ser o seu futuro emprego. Além disso, no momento em que estiver conversando com o entrevistador terá mais bases para argumentar e até mesmo fazer perguntas e entender sobre a dinâmica da instituição.

Mas não limite sua pesquisa ao site corporativo, busque na internet matérias, vídeos, veja nas redes sociais como é a atuação da empresa, quais são os comentários que as pessoas fazem, enfim, faça uma pesquisa bem ampla. Essa atitude pode representar muitos pontos no processo seletivo.

3. Evite atrasar ou chegar cedo demais

Você começa a ser avaliado desde o momento em que chega à empresa. Por isso, programe-se para não chegar atrasado, pois pode demonstrar descuido ou desinteresse e já causar uma má impressão. Mas também não chegue cedo demais, para não demonstrar ansiedade. O ideal é chegar cerca de 15 minutos antes do horário marcado. Dessa forma, é possível sentir o clima do ambiente, tomar uma água e controlar o nervosismo.

4. Tenha cuidado com a roupa

Ter cuidado com a roupa significa vestir algo que combina com o emprego desejado. Há áreas mais despojadas como publicidade e outras mais formais como Direito. O importante é entender qual é o tipo da instituição e usar algo que gere uma aparência de cuidado, porém que se sinta confortável.

Por mais que a empresa seja descontraída evite usar já na entrevista bermuda e camiseta ou algo do tipo. Mostre que se preparou para aquele momento, que houve cuidado nas suas escolhas.

5. Fale com educação e gentileza

É importante se comportar numa entrevista de emprego com educação e gentileza, ou seja, evitar gírias e termos grosseiros opte sempre pela norma culta da língua. Trate os entrevistadores de forma gentil, cumprimentando com um aperto de mão, respondendo olhando para a pessoa e ao final despeça-se com gentileza.

Ainda que a entrevista envolva um pouco de tensão, busque sorrir de forma sincera, isso além de ser algo mais agradável contribui para quebrar o gelo e deixar o clima mais ameno.

6. Diga sempre a verdade

Em todas as perguntas diga sempre a verdade. Nem pense em mentir ou mesmo aumentar algum fato para contar vantagem, pois o efeito será contrário. Os entrevistadores são habilidosos e podem te perguntar a mesma coisa de formas diferentes e descobrir uma contradição nas respostas.

O melhor a fazer é sempre contar o que ocorreu de fato, mesmo que não seja algo muito positivo, essa atitude demonstra que o candidato tem senso crítico e consegue assumir seus próprios erros e pontos fracos.

7. Faça perguntas sem medo

Em uma entrevista de empresa não é somente o recrutador que pode fazer perguntas, o candidato não só pode como deve questionar. Questões inteligentes e que realmente acrescentam valor ao processo. Por exemplo, como é o dia a dia do cargo, como é o plano de carreira da empresa entre outras dúvidas pertinentes.

Ao fazer perguntas além de demonstrar interesse, a conversa flui de forma mais natural e poderá render melhores resultados.

E você, o que achou das nossas sugestões de como se comportar numa entrevista de emprego? Deixe seu comentário!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário