Home RH Investir em qualidade de vida melhora a produtividade da equipe

Investir em qualidade de vida melhora a produtividade da equipe

por Marcelo Braga
qualidade de vida

Investir em qualidade de vida melhora a produtividade da equipe se tornou fundamental na estratégia das empresas. Nos últimos anos, a preocupação das pessoas em relação ao bem-estar e à saúde tornou-se cada vez maior. Assim, passamos a cuidar melhor do corpo e da mente. Nesse contexto, muitas empresas notaram que, quando os colaboradores se sentem melhor consigo mesmos, tendem a produzir mais e a ter níveis mais altos de engajamento e comprometimento com os resultados do negócio.

Investindo na propagação da filosofia da saúde e do bem-estar, surge a necessidade de pensar na oferta de benefícios que promovam a qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho. Pensando nisso, no post de hoje, explicaremos como e por que investir na qualidade de vida de seus colaboradores ajudará a melhorar a produtividade. Continue a leitura!

Colaboradores menos sedentários se sentem mais dispostos

Quando se fala de saúde e qualidade de vida, uma das primeiras coisas que nos vem à mente é a atividade física. Manter o corpo ativo com regularidade traz inúmeros benefícios, dentre os quais destaca-se o fato de que isso faz com que o corpo humano libere endorfina. Ela promove uma sensação de bem-estar tanto físico quanto mental e, além disso, ajuda a diminuir o nível de estresse.

Portanto, se seus colaboradores praticam atividades físicas regularmente, sua empresa  terá um ambiente de trabalho mais leve e produtivo, já que o nível de disposição é inversamente proporcional ao de sedentarismo. A endorfina vicia. Pessoas que decidem praticar atividades físicas com frequência raramente ficam indispostas, pois suas células estão sempre em movimento e prontas para a ação.

Colaboradores saudáveis se afastam do trabalho com menos frequência

A maioria dos administradores e profissionais de recursos humanos conhecem bem as dificuldades ocasionadas pelo afastamento de um colaborador do ambiente de trabalho. Os funcionários, por sua vez, também não ficam felizes quando são obrigados a se afastar das atividades por motivos de saúde. Em boa parte dos casos, eles ficam até mesmo temerosos com relação à garantia de sua permanência no emprego.

Além disso, durante o período em que o colaborador permanece afastado de suas atividades, ele acaba ficando alheio a toda e qualquer mudança ou novidade que possa acontecer na empresa. Isso, por sua vez, faz com que seu retorno ao trabalho seja, muitas vezes, desconcertante, já que há um grande número de informações para absorver.

Portanto, quanto menos afastamentos acontecerem, melhor. Para alcançar isso, os colaboradores devem ser incentivados a cuidar do corpo e da mente para, assim, raramente precisar ser afastados. Dessa maneira, sua empresa poderá evitar todo o prejuízo de recursos e demandas envolvido em um afastamento.

Colaboradores que se sentem bem consigo mesmos podem melhorar a produtividade

Com colaboradores mais dispostos, temos o cenário ideal para um aumento de produtividade. Quando eles cuidam da saúde de forma completa, as sensações de fadiga e de cansaço raramente aparecerão. Por saberem que estão cuidando bem de si mesmos, o nível de autoestima também aumenta.

Finalmente, quando os colaboradores se sentem mais capazes e mais satisfeitos consigo mesmos, eles tendem a trabalhar com mais afinco e a promover um ambiente de colaboração mútua. Com isso, a empresa alcança a subida da curva de produtividade, pois a equipe estará contribuindo de forma mais engajada para que o negócio alcance seus resultados.

E então, pronto para investir na saúde dos seus colaboradores e melhorar a produtividade da sua equipe? Você já implementou alguma estratégia para isso na sua empresa? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário