Home Carreiras Como descrever seu perfil profissional para conquistar um emprego

Como descrever seu perfil profissional para conquistar um emprego

por Marcelo Braga
descrever seu perfil profissional

Quem sabe como descrever seu perfil profissional consegue reunir as informações adequadas para conquistar o emprego dos sonhos! Muito além de relatar formação acadêmica ou experiências anteriores de trabalho, é importante que esses dados surjam como uma espécie de vitrine de habilidades, competências e conhecimentos.

Elaborar seu perfil profissional corretamente pode chamar a atenção de um empregador e fazer com que você se dê bem no mercado de trabalho. Mas, afinal de contas, como melhorar a sua apresentação pessoal? Confira o nosso artigo e descubra!

Conte quais são as suas principais habilidades

Quem procura candidatos para uma vaga de emprego busca, acima de tudo, habilidades que possam trazer bons resultados ao seu negócio. Por isso, você deve destacar as suas principais habilidades, ou seja, aquilo que sabe fazer e no que se destaca.

Nesse momento, entram as suas especializações, experiência em determinado segmento e também características pessoais que possam servir ao empregador.

Por exemplo, para quem é vendas, é a hora de revelar que você é especialista em negociações e fechamento de vendas ou que já foi reconhecido pela capacidade de bater metas de maneira consistente.

Esclareça seu nível de conhecimento atual

Outro ponto importante na hora de descrever seu perfil profissional, diz respeito a esclarecer o seu nível de conhecimento atual. Dizer que você tem conhecimentos avançados sobre determinado item é um fator que pesa muito mais do que apenas contar que conhece o assunto.

Ao esclarecer exatamente onde está o seu nível de conhecimento sobre processos internos, idiomas e uso de recursos, por exemplo, o empregador terá uma visão mais completa do seu perfil.

Nesse momento, é fundamental não mentir ou exagerar ao abordar os seus conhecimentos, já que testes podem sempre revelar a verdade.

Descreva conquistas anteriores

Também é relevante destacar quais foram as suas últimas conquistas. Aproveite para descrever o seu papel em determinadas experiências e, principalmente, quais foram os resultados conquistados.

Isso mostrará ao empregador que, além de habilidades ou conhecimentos, você sabe usá-los para gerar resultados. Essa também é uma forma de demonstrar como seu perfil profissional contribuirá para o negócio.

Evite frases prontas

É muito importante evitar frases óbvias, que possam soar forçadas. Não caia nos clichês! Por isso, busque algo que realmente diga ao empregador que você é a pessoa adequada para ocupar a vaga.

Use as ferramentas corretas

Além de saber como expor o seu perfil profissional, você deve entender onde fazer essa descrição. Não adianta ter boas atribuições se o seu currículo não for encontrado por quem realmente interessa.

Por isso, o ideal é utilizar recursos que te ajudem no processo, como plataformas intermediadoras entre quem recruta e quem é recrutado. Quem escolhe a ferramenta certa para fazer a sua divulgação consegue se apresentar de forma realmente atraente!

O que colocar no currículo: Primeiro emprego

A primeira experiência é uma etapa importantíssima para a carreira de qualquer profissional e conseguir a oportunidade tão desejada nem sempre é fácil. E por ser o primeiro emprego, muitas vezes as pessoas não sabem quais informações incluir no currículo. Abaixo, daremos algumas dicas:

Destaque sua formação

Para um currículo voltado ao primeiro emprego, é provável que a formação seja o aspecto mais relevante que o candidato tenha a oferecer. A formação acadêmica é a principal protagonista do seu currículo, não hesite em colocá-la em primeiro plano, incluindo não apenas sua escolaridade, mas também cursos extras e complementares que você tenha feito e que podem ajudar a destacar ainda mais o seu currículo .

Seja objetivo

Não se alongue demais no currículo. Demonstrar capacidade de síntese é uma habilidade muito mais valiosa do que enchê-lo de linhas desnecessárias.  Ao escrever os objetivos profissionais, utilize o espaço para mostrar como você pode somar aos objetivos da empresa. Assim, escreva três, quatro frases curtas, destacando suas qualificações, formação, conquistas e habilidades.

Informações extracurriculares e habilidades comportamentais

Essas informações podem ser um grande diferencial para o seu primeiro currículo. Participou de algum projeto voluntário, trabalhou em algum projeto pessoal que tenha tido impacto social? Inclua-os no CV, pois contam como valiosas experiências de trabalho e contribuem para te destacar dos demais candidatos.

Bem como as habilidades comportamentais. Cada vez mais, as empresas têm olhado para esse aspecto no momento de contratar, indo além das habilidades técnicas do candidato. Destacar suas melhores competências comportamentais logo no currículo pode encher os olhos do recrutador e aumentar suas chances de ser selecionado.

O que colocar no currículo: Cargos de liderança

Um profissional em início de carreira não está no mesmo lugar daqueles em busca de uma posição de liderança e gestão. Sendo assim, os recrutadores olham para os currículos de modo distinto. O currículo para aspirantes a líderes deve conter pormenores e detalhamentos que não aparecem em currículos voltados para cargos iniciais ou de profissionais menos experientes. Esses pormenores estarão abaixo:

Mostre seus resultados

Para posições de liderança, é importante mostrar o que te credencia a disputar uma posição tão importante. A primeira credencial – e uma das mais importantes – são os seus resultados. Afinal, dos líderes se esperam resultados um pouco além que os seus liderados. Assim, a montagem de um pequeno portfólio, mostrando seus resultados e conquistas e contextualizando as ações e decisões que levaram a tais resultados é o primeiro passo para um currículo de liderança bem estruturado.

Formação voltada à liderança

Use o espaço da formação acadêmica para, além de mostrar suas competências técnicas, valorizar cursos e os estudos que contribuam para uma boa liderança. Uma boa vivência acadêmica pode servir como um diferencial para conseguir alavancar sua carreira rumo a postos de liderança. Ou seja, cite aqueles cursos de gestão e liderança, de mestrado e de especialização, entre outros que você tenha feito. Bem como qualquer experiência prévia com liderança pode contar a seu favor, seja em trabalhos voluntários, seja em coordenação de projetos.

Adapte o currículo às habilidades mencionadas no job description

As empresas fornecem descrições detalhadas na descrição da vaga (job description). Leia atentamente essa descrição e adeque o currículo para atender a estes critérios, se realmente seu perfil atender aos requisitos solicitados pela vaga. Por que isso é importante? Quando o processo é feito manualmente e a fase de seleção é feita pelo recrutador, seu currículo terá alguns segundos para chamar ou não a atenção. Desta forma, se logo de cara seu currículo apresentar informações relevantes ao cargo, suas chances aumentam consideravelmente.

Ao colocar essas orientações em prática, você terá mais facilidade para descrever o seu perfil profissional e chamar a atenção de quem faz o processo de recrutamento. Como resultado, suas chances de conseguir um emprego se multiplicam!

Não perca mais nenhuma oportunidade no mercado de trabalho! Confira nossas vagas e no vídeo abaixo, algumas dicas para criar o seu currículo:

Você pode gostar também de

Deixe um comentário