Home Dicas Empresarial Como as redes sociais são avaliadas em processos seletivos?

Como as redes sociais são avaliadas em processos seletivos?

por Marcelo Braga
redes sociais em processos seletivos

Os tempos mudaram. As redes sociais impactam nos negócios. Como são avaliadas as redes sociais em processos seletivos? Hoje, durante os processos seletivos, os departamentos de RH não estão de olho apenas nos currículos. Existem outras habilidades e outras formas de avaliação para conhecer integralmente o candidato. As redes sociais, por exemplo, podem ser ferramentas que ajudam ou prejudicam os aspirantes a uma vaga de estágio ou emprego em uma empresa.

Saiba que os departamentos de RH têm olhado com frequência para este recurso a fim de conhecer mais e buscar candidatos à vaga de emprego. Portanto, lembre-se de fazer bonito e garantir pontos a seu favor durante a seleção. Conheça alguns aspectos que os RHs avaliam e veja como melhorar a sua imagem nas redes sociais.

De olho na foto

A foto é o seu cartão de visitas do perfil do Facebook ou LinkedIn. Os RHs costumam olhar primeiro o LinkedIn, por ser uma rede social para contatos profissionais. Na foto do LinkedIn, lembre-se de estar com uma boa postura, os cabelos bem-arrumados, maquiagem discreta e, claro, sem boné, chapéu ou qualquer tipo de exagero para não causar uma má impressão.

Cuidado com os comentários

“Você é o que você compartilha”, portanto, cuidado com os comentários e fotos compartilhadas em seu perfil. Não vale falar mal de empresas anteriores, dos colegas ou mesmo compartilhar fotos que não condizem com uma boa postura ética e moral. Bastante cuidado com esse aspecto para não perder pontos neste sentido. E mais, todo cuidado é pouco. Por isso, é importante que você se policie para não compartilhar assuntos inconvenientes.

Evite postagens muito pessoais

Tenha bastante cautela com postagens muito pessoais ou íntimas. Cuidado com fotos de bebidas alcoólicas, de biquíni, sunga ou mesmo com roupas muito decotadas. Preserve a sua imagem e resguarde os seus assuntos íntimos para os seus conhecidos e sua família. Dessa forma, você mantém a sua imagem pessoal sempre boa e condizente com o ambiente profissional.

As principais redes sociais

Os departamentos de RH, conforme já dissemos, costumam olhar o Facebook e o LinkedIn. O LinkedIn tem uma força maior no que diz respeito ao aspecto profissional, portanto, é muito valorizado nos processos seletivos. É aí que o cuidado precisa ser maior! O LinkedIn é um local apenas para trocas de contatos e assuntos estritamente profissionais. Compartilhar assuntos pessoais no LinkedIn não é bem-visto de jeito nenhum. Reserve os assuntos pessoais ao Facebook. Porém, com moderação, pois é a segunda rede mais procurada pelos departamentos de RH. Para não errar, lembre-se de que menos é mais.

Viu só como as redes sociais são importantes critérios de seleção durante os processos seletivos? Não dá para tirar o peso que elas têm durante a escolha de candidatos para vagas de emprego. Por isso, bastante cuidado ao que você tem compartilhado e, também, com suas fotos. Use-as a seu favor e mostre o melhor de si, como hobbies, trabalhos voluntários, interesses e outras características que valorizem você.

Gostou deste artigo? Siga a Reachr nas redes sociais e acompanhe nossas dicas: Linkedin | Instagram | Facebook.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário