Home Carreiras 6 erros que você não pode cometer na entrevista de estágio

6 erros que você não pode cometer na entrevista de estágio

por Marcelo Braga
entrevista-estagio

Conseguir aquele estágio tão desejado é o sonho de muitos jovens. Afinal, essa é uma grande oportunidade de iniciar no mercado de trabalho em uma empresa. E o contato inicial pode fazer toda a diferença. Por isso, vale a pena caprichar na hora da entrevista do estágio para garantir a sua vaga.

Antes da entrevista, lembre-se de buscar informações sobre a empresa e a área de atuação. Conhecer o mercado é fundamental para ter um bom desempenho durante a entrevista. E mais: fique atento para não cometer nenhum desses erros:

1. Chegar atrasado à entrevista de estágio

A pontualidade é um requisito importante no mercado de trabalho. Especialmente na hora da entrevista. Afinal, neste momento tratamos da primeira impressão que você deseja passar. Então, imagina só chegar atrasado à entrevista do estágio? É um erro quase imperdoável, por isso, fique ligado neste aspecto e prepare-se para chegar ao local com, pelo menos, meia hora de antecedência.

2. Usar roupas inadequadas

O uso de roupas inadequadas para o ambiente de trabalho e para a entrevista é um dos fatores que mais desaprovam candidatos à vaga de estágio. Portanto, na hora de realizar a sua, prepare-se com um look de acordo com o que o ambiente de trabalho exige e lembre-se: menos é sempre mais. Sendo assim, valorize acessórios discretos, cores de roupas mais neutras e calçados adequados para o ambiente corporativo.

3. Descuidar do vocabulário

O nosso vocabulário do dia a dia é despojado, além de ser composto de algumas gírias e modismos que usamos para nos comunicar com os nossos amigos. Porém, na hora da entrevista o ideal é esquecê-lo. Neste momento, utilize palavras mais adequadas e coniventes com o ambiente de trabalho. Gírias, palavrões e outras expressões populares são proibidas.

4. Estar despreparado

Encarar uma entrevista de estágio sem saber nada sobre a empresa é bastante arriscado e causa uma péssima impressão. Antes de se candidatar à vaga, leia sobre a empresa, busque informações no site e nas redes sociais e saiba mais sobre a área de atuação e os objetivos de suas atividades. Assim, você fica muito mais preparado e garante uma posição de destaque durante o processo seletivo da vaga que você deseja.

Além disso, estar despreparado também inclui o fato de não saber onde se quer chegar. Por isso, antes da entrevista, é fundamental pesquisar sobre os objetivos, habilidades e competências requeridas pelo estágio para se desenvolver e aumentar as chances de ser chamado.

5. Não ter em mente que está começando

Muitos candidatos a estágio se esquecem de que estão começando a sua vida profissional e, com isso, acabam perdendo boas oportunidades de aprendizado. É essencial saber captar tudo o que pode ser útil para o seu crescimento no mercado de trabalho, absorvendo sempre os melhores insights e aproveitando para criar networking.

Também não deixe de mostrar ao seu recrutador que você se importa com esse desenvolvimento pessoal e profissional e que quer crescer na sua carreira. Esse tipo de visão é muito valorizado pela maioria dos times de Recursos Humanos.

6. Comportar-se inadequadamente

Outro aspecto bastante relevante durante a entrevista é, sem dúvidas, o comportamento. Por mais óbvio que possa parecer, alguns candidatos ainda pecam nesse quesito. Vale lembrar que, quando você está na espera por uma entrevista de emprego, você será observado por outras pessoas, além dos profissionais de RH. Por isso, atente-se à postura, ao tom de voz, ao jeito que você senta e à forma que você chega à empresa. Todos esses fatores contarão pontos a seu favor. Portanto, capriche!

Viu só as dicas para não fazer feio na hora da entrevista de estágio? Então se planeje para cuidar de todos estes aspectos e sair bem neste primeiro contato com a empresa que você deseja uma oportunidade de iniciar no mercado de trabalho e mostrar suas competências e habilidades, além de aprender bastante, é claro!

Veja no vídeo abaixo algumas dicas para uma entrevista on-line:

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para evoluir na sua carreira? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário