Home Dicas Empresarial 6 dicas para retenção de talentos na sua empresa

6 dicas para retenção de talentos na sua empresa

por Marcelo Braga
retenção de talentos

Quanto custa, para uma empresa, contratar um colaborador? Desde o momento do recrutamento, passando pela seleção, treinamento e ambientação, o valor para se realizar uma contratação é infinitamente maior do que aquele investido para retenção de talentos.

Além disso, ao contar com uma equipe por mais tempo, você garante mais conhecimento e aderência aos valores da organização. Por isso, no post de hoje, apresentamos as melhores dicas para retenção de talentos na empresa em que você trabalha. Vamos lá?

1. Tenha um bom plano de carreira

Para que um colaborador ingresse em uma empresa e fique nela por muito tempo, um dos maiores atrativos é o plano de carreira. Entretanto, isso não pode ser um conceito que fique apenas no campo teórico.

Um bom plano de carreira é aquele que garante ao colaborador retorno sobre investimentos que ele mesmo fará para se capacitar. Fazer uma pós-graduação, por exemplo, demanda muito dinheiro, e ninguém da sua equipe se empenhará para fazer um curso desses se não souber que frutos poderá colher dentro da empresa.

Além disso, quando não se tem um plano de carreira, a empresa deixa a decisão sobre quando e quem promover na mão dos gestores, o que constantemente cria embaraços e até injustiças com colaboradores de bom desempenho.

2. Invista em remuneração e benefícios

Por mais que se tenha boas condições de trabalho ou um bom clima organizacional, a remuneração e os benefícios estão no topo das necessidades dos colaboradores. Embora não sejam os únicos fatores para garantir a produtividade das equipes, é preciso manter remunerações compatíveis com o mercado e investir em diferenciais para oferecer como benefícios.

O profissional tem a consciência do salário que ganha de acordo com a área em que trabalha. Se a organização lhe paga menos do que o mercado, em pouco tempo ele começará a procurar formas de trocar de emprego. A empresa não precisa ter o melhor salário do mercado: basta que ele seja similar.

Em relação aos benefícios, oferecer diferenciais é fundamental. Um bom plano de saúde e também odontológico, além de uma previdência privada com contribuição da empresa, estão entre os carros-chefes para a retenção de talentos na organização.

3. Explore o potencial da sua equipe

Para que um colaborador esteja satisfeito com o seu trabalho, é preciso que ele tenha desafios constantes. Uma atividade muito linear e rotineira acaba cansando as equipes e, com isso, alguns membros logo sentirão a necessidade de procurar desafios na concorrência.

Acredite no potencial dos seus colaboradores! Estabeleça metas desafiadoras para que eles possam desenvolver e demonstrar todo o talento que possuem.

4. Estimule a troca de ideias

Atualmente, fala-se muito em equipes multidisciplinares. De fato, o modelo de trabalho no qual o chefe propõe o projeto e todos concordam sem discutir está cada vez mais em desuso.

Os colaboradores têm diferentes formações e diferentes experiências profissionais e de vida. Essa diversidade é muito positiva para os projetos da empresa e, por isso, o debate precisa ser constantemente estimulado.

5. Faça pesquisas de clima organizacional

Pelo menos uma vez a cada dois anos, faça uma pesquisa de clima organizacional. Essa é uma ótima maneira de você avaliar como está a satisfação dos colaboradores com o clima de trabalho na empresa.

Mas cuidado! Ao ter o resultado da pesquisa em mãos, é fundamental que você proponha ações que sejam capazes de reverter situações ruins e estimular casos de sucesso. Fazer uma pesquisa e guardá-la na gaveta é jogar dinheiro fora.

6. Converse com a sua equipe

O trabalho é uma extensão da casa do colaborador. Muitas vezes, ele pode parecer insatisfeito ou desmotivado por questões pessoais, que acabam influenciando o seu desempenho profissional. Um líder presente deve ter a sensibilidade de saber conversar com os colaboradores da sua equipe, entender quais são os seus problemas e tentar ajudar de alguma maneira. 

Nem sempre o colaborador busca apenas carreira ou dinheiro em uma organização. Ter espaço para conversar e expor problemas que o estão afetando pode ser o diferencial na retenção de talentos. 

E então, pronto para colocar em prática nossas dicas para retenção de talentos? Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário